Miltonia,ajuda!!!!

Para quem está a começar e precisa de ajuda.

Moderadores: Margarida, Combadao

Re: Miltonia,ajuda!!!!

Mensagempor npinto em Quinta Maio 06, 2010 6:47 pm

A mim parece-me q a flor está a ir-se pq ja está velha. As flores das miltoniapsias sao mto suaves e parece-me que se vão mais rapido do que outras orquideas das mais comuns q encontramos à venda.
Na foto nao dá para ver bem o tipo de substrato está nessa orquideas, mas se for o normal que costumam usar tem bastante esponja, isso, pelo que tenho lido e conversado com outros orquidófilos, não é muito aconselhavel tendo em conta o tipo de regas que costumamos fazer. Pelo que sei acumula muita agua e durante muito tempo, o que leva a criar podridão. Por isso aconselho a ter atenção nas regas e, logo que possa (Normalmente esperar 1 semana depois da flor morrer ou decidir cortar a haste), mudar o substrato.
Se disse alguma "bacurada", alguem mais experiente que me corrija pois assim tambem aprendo. tenho uma miltoniopsis igual e estou à espera que a floração termine para lhe dar esse tratamento.
Cumprimentos, Nuno Pinto
npinto
Planta Jovem
Planta Jovem

Registado: Domingo Set 13, 2009 10:48 pm

Mensagempor Graziela Pereira em Quinta Maio 06, 2010 8:23 pm

Olá,

a Miltonia está a sentir o que a nossa pele sente quando o ar está demasiado seco! Com 35% de humidade na sua casa não tem que andar sempre a pôr creme na sua cara? As orquídeas geralmente dão-se bem onde nós nos damos bem. A temperatura ambiente numa casa deve estar entre os 45/50%. Aliás se falar com uma pediatra ela lhe dirá qual a percentagem de humidade é que um quarto de bébé deve ter. Acontece que a nossa Miltonia ainda é mais exigente. Para lhe aumentar a humidade além do que já aqui foi dito, pode usar fontes de água pequeninas, que são muito decorativas, eu cá em casa tenho 5. O ideal é criar-lhe um mini habitat juntamente com outras plantas, que ajudam a manter a humidade. Se a planta estiver isolada é ainda pior para ela. O que também é óptimo é um nebulizador que espalha umas particulas de água tipo nevoeiro.

Um abraço

Graziela
Graziela Pereira
Planta em Floração
Planta em Floração

Registado: Segunda Set 28, 2009 8:56 pm

Mensagempor Flor em Sexta Maio 07, 2010 7:45 pm

Olá Graziela

Realmente 35% é um pouco baixo, mas eu agora tenho borrifado a planta e tenho também cuidado para manter o substrato húmido. Por acaso eu tenho uma fonte decorativa ao lado dela,mas pelos vistos :!: :!: :!:
O meu higometro nem sempre apresenta esse valor mas por vezes isso acontece.
Vou ver se para além da fonte, a junto com mais umas plantinhas que tenho cá em casa.
Muito obrigada pela sugestão.

Um abraço
Flor

Graziela Pereira Escreveu:Olá,

a Miltonia está a sentir o que a nossa pele sente quando o ar está demasiado seco! Com 35% de humidade na sua casa não tem que andar sempre a pôr creme na sua cara? As orquídeas geralmente dão-se bem onde nós nos damos bem. A temperatura ambiente numa casa deve estar entre os 45/50%. Aliás se falar com uma pediatra ela lhe dirá qual a percentagem de humidade é que um quarto de bébé deve ter. Acontece que a nossa Miltonia ainda é mais exigente. Para lhe aumentar a humidade além do que já aqui foi dito, pode usar fontes de água pequeninas, que são muito decorativas, eu cá em casa tenho 5. O ideal é criar-lhe um mini habitat juntamente com outras plantas, que ajudam a manter a humidade. Se a planta estiver isolada é ainda pior para ela. O que também é óptimo é um nebulizador que espalha umas particulas de água tipo nevoeiro.

Um abraço

Graziela
Flor
Seedling
Seedling

Registado: Quinta Abr 22, 2010 5:06 pm

Mensagempor Flor em Sexta Maio 07, 2010 7:55 pm

Olá Nuno

Desde já agradeço, pela mensagem e vou dizer que realmente não sei qual é o tipo de substrato ela têm e não sei se agora é o melhor momento
para ver :conf:
Acho que vou fazer como disse, esperar que termine a floração e depois então mudar o substrato.
Mais uma vez obrigado.

Um abraço
Flor

npinto Escreveu:A mim parece-me q a flor está a ir-se pq ja está velha. As flores das miltoniapsias sao mto suaves e parece-me que se vão mais rapido do que outras orquideas das mais comuns q encontramos à venda.
Na foto nao dá para ver bem o tipo de substrato está nessa orquideas, mas se for o normal que costumam usar tem bastante esponja, isso, pelo que tenho lido e conversado com outros orquidófilos, não é muito aconselhavel tendo em conta o tipo de regas que costumamos fazer. Pelo que sei acumula muita agua e durante muito tempo, o que leva a criar podridão. Por isso aconselho a ter atenção nas regas e, logo que possa (Normalmente esperar 1 semana depois da flor morrer ou decidir cortar a haste), mudar o substrato.
Se disse alguma "bacurada", alguem mais experiente que me corrija pois assim tambem aprendo. tenho uma miltoniopsis igual e estou à espera que a floração termine para lhe dar esse tratamento.
Cumprimentos, Nuno Pinto
Flor
Seedling
Seedling

Mensagempor Sandra Gaspar em Segunda Maio 24, 2010 12:29 pm

Pessoal, vou aproveitar aqui a "discussão" para por a minha duvida

Comprei uma Miltonia (no ano passado), é parecida com as fotos da colega, porem toda preenchida de lilás..assim meio vermelho..vou tentar por fotos de quando ela estava florida e de como está agora.
Bom.. como estava em obras la em casa, pedi a varanda a minha cunhada emprestada, e ela lá ia me tratando das orquideas.. pois tenho outros hibridos, mas miltonia é a primeira e unica até agora. A varanda dela é mto quente, as minhas catleyas vieram bem desidratadas, mas ja estão a recuperar.
Qdo fui busca-las, achei a miltonia muito mal. Folhas num verde palido (mais palido que o habitual), moles.. e resolvi tira-la do vaso e analisar.. as raizes estavam todas podres! tem apenas 2 raizes com cerca de 2 cm cada que ainda ficam verdinhas quando se molham.. tirei-a completamente do substrato e "pousei-a" temporariamente dentro do vaso da minha catleya. Tenho borrifado todas as manhas, ou as vezes a noite..(qdo me esqueço de la ir de manha).
Não sei o que fazer para tentar salva-la! ela tem 2 "brotos" novos (não sei se é assim que chamamos) que estão a sair por entre as folhas velhas.. mas ainda são muito pequeninos, nem raizes teem..
Preciso saber que posso transpanta-la? qual é o substrato ideal? tenho aqui perto o antigo Luso Bonsai e eles tem uma boa variedade de substratos.
Alguem pode me dar uma luz! ja vi que é dificil, mas queria tentar!

obrigada e uma abraço a todos!
Sandra Gaspar
Sandra Gaspar
Semente
Semente

Registado: Quarta Nov 21, 2007 2:42 pm

Mensagempor Combadao em Segunda Maio 24, 2010 12:54 pm

Eu seguia a ideia já aqui falada de usar um substrato que mantenha a humidade, mas que seja fácil de controlar.

Eu plantava num vaso pequeno, apenas o suficiente para caber a base da planta, apenas com esfagno. Se recuperar pode depois passar para algo normal.

Sombra e frescura.

Por vezes não vale a pena o esforço de recuperar, mas se o quiser, saiba que poderá demorar anos até voltar ao aspecto antigo.
"Nil posse creari de nilo."
-- Lucretius

Jaime Combadão
http://blog.orquidomania.com/
Combadao
Site Admin

Registado: Domingo Jul 29, 2007 10:59 pm

Mensagempor Graziela Pereira em Segunda Maio 24, 2010 3:28 pm

Desculpe só responder hoje, mas não tinha visto a fotografia,

na verdade para agora a planta parece-me normal.Coloque-a numa janela virada a Norte e quando notar que o substracto está a ficar seco, regue abundantemente. vá tendo o cuidado de nunca o deixar secar demais.

Graziela
Graziela Pereira
Planta em Floração
Planta em Floração

Mensagempor Flor em Segunda Maio 24, 2010 8:34 pm

Olá Graziela

Não faz mal, eu tambem tenho andado um pouco ocupada que nem tenho vindo ao forum, como gostaria :(
Olhe por acaso ela até se tem dado muito bem cá em casa continua muito verdinha e até rebentou uma nova haste, mas depois irei postar uma foto.
Obrigado, mais uma vez pelos conselhos, que me são sempre bem vindos :) Aproveito tambem para lhe dizer que a vi na reportagem da RTP e que adorei conhecê-la, se bem que apenas na televisão :wink: assim como adorei a maneira como a exposição estava organizada :uau: .

Um Abraço
Flor

Graziela Pereira Escreveu:Desculpe só responder hoje, mas não tinha visto a fotografia,

na verdade para agora a planta parece-me normal.Coloque-a numa janela virada a Norte e quando notar que o substracto está a ficar seco, regue abundantemente. vá tendo o cuidado de nunca o deixar secar demais.

Graziela
Flor
Seedling
Seedling

Mensagempor Graziela Pereira em Segunda Maio 24, 2010 8:54 pm

Pela fotografia não chego a perceber se a flôr está murcha ou muito tremida. Esta planta deve ficar numa janela virada a Norte, ter bastante humidade ambiente, isto às vezes consegue-se na janela de uma cozinha ou quarto de banho. Deve deixar secar um pouco o substracto antes de voltar a regá-la copiosamente.

Graziela
Graziela Pereira
Planta em Floração
Planta em Floração

Mensagempor Isabelopes em Sexta Jul 23, 2010 3:31 pm

Obrigado, mais uma vez pelos conselhos, que me são sempre bem vindos Aproveito tambem para lhe dizer que a vi na reportagem da RTP e que adorei conhecê-la, se bem que apenas na televisão assim como adorei a maneira como a exposição estava organizada .

Um Abraço

Olá

Fiquei super curiosa em ver essa reportagem... alguem tem um link que possa colocar aqui??

Obrigada

IL
Isabelopes
Semente
Semente

Registado: Quinta Jul 22, 2010 7:05 pm

Mensagempor Graziela Pereira em Sexta Jul 23, 2010 9:26 pm

Não há nenhum link com a reportagem, pois eu fui entrevistada em directo para a RTP. No entanto há agora na edição do mês de Agosto da Revista Plantas e jardinagem uma entrevista que me fizeram aqui em casa.

Um abraço

Graziela
Graziela Pereira
Planta em Floração
Planta em Floração

Anterior

Voltar para Iniciantes

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante