Orquídea com folhas amarelas

Para quem está a começar e precisa de ajuda.

Moderador: Margarida

Orquídea com folhas amarelas

Mensagempor Sils em Segunda Dez 28, 2009 1:13 pm

Bom dia.

Hoje tenho estado a manhã toda à procura de respostas e finalmente encontrei este fórum.
Tenho uma orquídea há quase 6 meses. Mal chegou a casa troquei o vaso e substrato (próprio). Desde então tenho regado uma a duas vezes por semana, para que o prato fique sempre com alguma água (já li no fórum que é errado). As flores caíram há cerca de 4 meses (acho que é normal). A planta estava localizada na marquise e a janela estava sempre aberta e algo me diz que não devia ter ficado neste sítio porque tem estado muito frio. Ultimamente começou a ficar com as folhas amarelas e de dia para dia está a piorar, mas tem um novo rebento muito saudável. Tirei foto para anexar mas não sei como o fazer. Gosto tanto da orquídea, espero que se salve.

Obrigada.
Sofia
Sils

Registado: Segunda Dez 28, 2009 1:00 pm

Re: Orquídea com folhas amarelas

Mensagempor Cat88 em Segunda Dez 28, 2009 2:46 pm

pois, a foto ajudava...
e saber tb que orquídea é e tal... :D

ve neste link como colocar fotos no forum

viewtopic.php?f=10&t=3

poe uma foto pra vermos, fica mais facil de ver o k se passa c a tua plantinha!
Boas florações!!

_____ Catarina

Limpar Portugal: Se podia ter ficado em casa?! podia, mas nao era a mesma coisa!!
Obrigada aos 100 Mil heróis que deram o 1º passo rumo à educação ambiental deste país!
Cat88
Planta Adulta
Planta Adulta

Registado: Quarta Abr 01, 2009 9:36 pm

Mensagempor Combadao em Terça Dez 29, 2009 1:23 am

Olá

Sim, elas não gostam de correntes frias. Esse é um dendróbio que gosta mais de calor que de frio (existem uns que gostam de frio no inverno).

O substrato é muito compacto. Veja a ficha de cultivo na página da associação.

:D
"Nil posse creari de nilo."
-- Lucretius

Jaime Combadão
http://blog.orquidomania.com/
Combadao
Site Admin

Registado: Domingo Jul 29, 2007 10:59 pm

Mensagempor Sils em Terça Dez 29, 2009 10:24 am

Olá.

Daquilo que subentendi devo esquecer um pouco dela agora, visto estar tempo fresco. Em relação ao substrato devo mudar para outro sistema? Não percebo mesmo nada disto, :( .
Obrigada.
Sils

Mensagempor Rafael em Terça Dez 29, 2009 10:48 am

Esquecer dela agora ( no sitio onde está ) não recomendo , a não ser não mexer no substrato ( reenvasar ) isso sim só mais para a primavera
Ela gosta de sitios mais quentes e secos nesta altura senão vai-se de um dia para outro
Quanto ao mudar para outro sistema o Jaime referia-se a mudar de substrato , esse é muito compacto
Deve usar um mais poroso , casca mais grossa mas isso deve fazer na primavera como disse atrás
http://orchisrafa.blogspot.com
Saudações orquidofilas
Rafael
Rafael
Planta em Floração
Planta em Floração

Registado: Quinta Ago 02, 2007 10:08 pm

Mensagempor Cat88 em Terça Dez 29, 2009 11:16 am

olá

eu tenho uma plantinha parecida com essa... tá em casca de pinheiro
no final da floração ela tb perdeu uma ou duas folhas, mas acho que será normal... agora esta ali quietinha.. vou regando de vez em quando, sp que o substracto esta mt seco! e pronto...
é verdade que nao se deve seixar água no prato, pelo menos nao de forma a que a agua esteja em contacto directo com as raizes...
experimente colocá-la num sítio mais quentinho e dp quando chegar a primavera mude-a para um substracto mais levezinho... tipo casca de pinheiro ou leca.. até pode por umas pedrinhas no fundo para o vaso ficar mais pesado e nao tombar.

penso que nao disse nenhuma asneirada, se disse corrijam-me!! ;-)

feliz ano novo para todos!!

e boa sorte com a plantinha!

:rockon:
Boas florações!!

_____ Catarina

Limpar Portugal: Se podia ter ficado em casa?! podia, mas nao era a mesma coisa!!
Obrigada aos 100 Mil heróis que deram o 1º passo rumo à educação ambiental deste país!
Cat88
Planta Adulta
Planta Adulta

Registado: Quarta Abr 01, 2009 9:36 pm

Mensagempor Sils em Terça Dez 29, 2009 2:24 pm

Obrigada pelos esclarecimentos. Desde o fim de semana que a tirei da marquise. Está num local bem mais quente. O substrato continua humido, por isso só vou regar daqui a um tempo. Fico mais descansada por saber que pode ser normal.

Bom Ano Novo.
Sofia Salgueiro
Sils

Voltar para Iniciantes

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes